A Adidas conseguiu vencer uma queda de braço com a Fifa e, finalmente, desvinculou a apresentação da bola oficial da Copa do Mundo do sorteio final das chaves da competição. Já se iam três Mundiais que a bola era apresentada durante o sorteio. Quase sempre, o objeto perdia espaço na mídia em meio ao debate sobre os grupos e os cruzamentos dos times no torneio.
Neste ano, a Adidas conseguiu antecipar a apresentação da bola. No dia 3 de dezembro, três dias antes do sorteio, a Brazuca foi apresentada numa festa no Rio de Janeiro. Mas o que mais marcou a estratégia de lançamento da bola foi uma ação criada pela empresa, de distribuir um modelo da Brazuca para cada brasileiro nascido em 3 de dezembro de 2013.
A estratégia acabou atraindo a atenção da mídia, que noticiou a possibilidade de o torcedor ganhar um modelo da bola da Copa desde que fosse apresentada a certidão de nascimento comprovando o nascimento no dia 3. As trocas foram feitas nos dias 6 e 7, nas 12 cidades que receberão os jogos da Copa do Mundo.
Além disso, o hospital Amparo Maternal, de São Paulo, entregou uma bola para cada um dos bebês nascidos ali naquele dia, que foram os primeiros a terem a bola oficial da Copa de 2014.
Clique nos links a seguir para conhecer os melhores do ano: