Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte

Atletas pela Cidadania reúne políticos para discutir esporte

Duda Lopes e Guilherme Costa em São Paulo - SP Publicado em 28/03/2012, às 19h45

Após apresentar a pesquisa “Educação Física nas Escolas Públicas Brasileiras”, realizada pelo Ibope, a ONG Atletas pela Cidadania se reuniu, nesta quarta-feira, com representantes das 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014.

Diferentemente da apresentação da pesquisa, o encontro foi fechado à imprensa. A ideia é que a instituição apresente às autoridades uma série de propostas para que exista um legado esportivo positivo no período pós-megaeventos.

A ideia é que ex-atletas consigam convencer os políticos a armar um plano consistente para que o Brasil consiga colocar o esporte como item de educação básica. O argumento é a pesquisa, que demonstra deficiências na estrutura e na qualificação profissionais dos professores.

Uma das participantes é a ex-jogadora de vôlei Ana Moser, que comentou o assunto. “Não existe uma trilha para que as coisas se desenvolvam. Esse é o grande desafio e será a grande discussão nos próximos anos”, afirmou.

A gerente de atendimento e planejamento do Ibope, Rosi Rosendo, comentou que, após a apresentação da pesquisa, o papel para o desenvolvimento do esporte será do Estado. “Agora, cabe aos políticos olhar os dados para saber quais são os problemas gerais e específicos para um plano de longo prazo”, afirmou.

Na reunião, os assuntos foram discutidos por autoridades como Gilberto Kassab, prefeito de São Paulo, ex-atletas, como Raí, Paula, Lars Grael e Ana Moser, além de empresas como a Votorantim e ONGs, como a própria Atletas para a Cidadania.