Atletas da equipe de atletismo dos Estados Unidos protestaram contra a regra que proíbe a vinculação de propaganda a treinadores, funcionários e competidores dos Jogos Olímpicos. Os protestos aconteceram no Twitter quase que ao mesmo tempo e os comentários foram parecidos, utilizando a hashtag #WeDemandChange2012.
Atletas de renome como Sanya Richard-Ross, ouro no revezamento 4×400 metros nas Olimpíadas de Atenas 2004 e Pequim 2008, Doc Patton, prata no revezamento 4×100 metros em Pequim, e Trey Hardee, bicampeão mundial do decatlo, escreveram mensagem criticando o Comitê Olímpico Internacional (COI) pela regra.
Além disso, o COI também impede que os participantes ou pessoas credenciadas divulguem qualquer produto ou serviço dentro de uma postagem de blog, tweet ou qualquer plataforma de mídia social. O comitê ainda proíbe que os atletas façam contratos de publicidade com qualquer empresa.
Segundo o site, o corredor americano Leo Manzano, que disputa os 1.500 metros, postou em seu facebook que estava muito decepcionado com a regra do COI, já que ele queria apenas tirar uma foto sua e de seu tênis para comentar o bom desempenho.
O COI afirmou que sua posição é muito clara, já que o comitê precisa proteger seus próprios patrocinadores. O presidente do COI, Jacques Rogge, afirmou ainda que a instituição precisa dos patrocínios, já que sem eles não há jogos.