O Atlético de Madrid planeja a expansão de sua marca adotando modelo semelhante ao do Manchester City: contar com franquias pelo mundo. A equipe espanhola, que já conta com uma filial na Índia e que comprou 35% do RC Lens, da segunda divisão da França, agora quer contar com uma equipe no México.
O clube madrilense negocia a compra de parte do Jaguares de Chiapas. Segundo o diário “Marca”, já foi assinado um acordo de aquisição da equipe, que se mudaria para San Luis de Potosí.
Até o momento, não foi divulgado como seria a operação do Atlético de Madrid no México. Há possibilidade de mudança de nome, escudo e fornecedor de material esportivo.
A filial indiana da equipe, o Atlético Kolkata, não compartilha com a matriz patrocinadores nem fornecedor de material esportivo. No entanto, conta com colaboração no nível técnico, já que seu treinador, José Francisco Molina, já dirigiu o Atlético de Madrid.
A nova aquisição ajudaria a potencializar o Atlético de Madrid, oferecendo novas propriedades a patrocinadores. Hoje, os parceiros de uniforme da equipe colchonera são Nike e Plus500, que desembolsam, respectivamente, € 10 milhões e € 10,6 milhões por temporada.
A eles, soma-se o Grupo Wanda, da China, dono de 20% do clube, que também adquiriu os naming rights do Centro de Treinamento e do novo estádio do Atlético de Madrid.