Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte

Atlético de Madrid oficializa time no futebol canadense

Clube terá sede em Ottawa e jogará primeira divisão a partir de abril

Redação - São Paulo (SP) Publicado em 30/01/2020, às 10h36

Imagem Atlético de Madrid oficializa time no futebol canadense

A Canadian Premier League (CPL) oficializou, nesta quarta-feira (29), que o Atlético de Madrid terá uma equipe para atuar no futebol canadense. A partir de abril, o novo clube, que ainda não teve um nome definido, disputará a primeira divisão do futebol do país, que passará a ter oito times participantes.

No início da semana passada, a Máquina do Esporte já havia informado que o clube espanhol estava prestes a comprar o Ottawa Fury FC, time canadense que pediu falência em 2019. Após o anúncio oficial feito nesta quarta-feira (29), no entanto, não ficou claro se o Atlético realmente adquiriu a franquia ou se estará começando outra do zero.

Foto: Reprodução / Twitter (@Atleti)

"Estamos muito animados em lançar um clube com uma das marcas de futebol mais emblemáticas e bem-sucedidas do mundo no futebol canadense. Esperamos que eles entrem em campo com tudo para a temporada Canadian Premier League em 2020", celebrou David Clanachan, comissário da CPL.

"Estamos muito satisfeitos por fazer parte de um projeto tão empolgante em um país incrível. Gostaríamos de trazer nossa experiência para uma liga muito forte e estruturada, e trabalharemos em conjunto com a CPL e o resto dos clubes para contribuir com o crescimento do futebol canadense. Queremos que os torcedores de Ottawa sintam-se orgulhosos de pertencer à família do Atlético de Madrid, para que possamos começar a compartilhar nossos valores com eles", afirmou Miguel Ángel Gil Marín, presidente-executivo do Atlético de Madrid.

Entre as definições já divulgadas está a decisão de mandar os jogos em casa no TD Place Stadium, que tem capacidade para 24 mil espectadores e era o estádio em que o Ottawa Fury FC atuava. O local também serve como casa do Ottawa Redblacks, que disputa a Liga Canadense de Futebol Americano (CFL).  

Além disso, o Atlético ainda confirmou a contratação do empresário Jeff Hunt, proprietário dos Redblacks e também do Ottawa 67's, que disputa a Ontario Hockey League (OHL). O executivo será um parceiro estratégico de equipamentos do clube espanhol em terras canadenses.

A oficialização de uma equipe no Canadá faz com que o Atlético de Madrid siga com sua estratégia de internacionalização. Em 2017, o clube espanhol comprou 61% das ações da equipe mexicana do San Luis, que atualmente joga na Liga MX, a principal do país, com o nome de Atlético San Luis.

De acordo com a imprensa canadense, a medida também marca o primeiro passo nos esforços de expansão da Canadian Premier League. O objetivo de David Clanachan é chegar em algo entre 14 e 16 clubes em um futuro próximo.