O Atlético de Madrid decidiu se aproximar e se conectar melhor com os fãs na própria Espanha e também em escala global. Para colocar a estratégia em prática, optou pela criação de um assistente no WhatsApp e, assim, será capaz de oferecer comunicações personalizadas a torcedores por todo o mundo.
Acessível por meio do número (+34) 690 37 27 69 ou da leitura de um QR Code, o assistente virtual servirá como uma linha direta de comunicação, permitindo que os torcedores recebam informações relevantes e úteis da equipe que disputa a LaLiga e a Champions League.
Foto: Reprodução / Site (atleticodemadrid.com)
Depois de se conectar ao WhatsApp do clube, os usuários recebem uma mensagem de vídeo de boas-vindas do atacante português João Félix, recém-contratado pelo time espanhol. O fã também pode selecionar o idioma preferido e ainda escolher em quais áreas do clube está mais interessado, seja compra de ingressos, estacionamento, ofertas de lojas ou notícias em geral. Para evitar spam, o serviço só será ativado quando o próprio fã iniciar uma conversa.
“Somos cada vez mais um clube global e, portanto, temos que oferecer soluções globais para nossos fãs em todo o mundo. Percebemos que era necessário poder responder aos fãs que estão em outros fusos horários e que usam idiomas diferentes. O WhatsApp foi o meio que enxergamos como mais adequado para nossas necessidades, dado o alcance global que possui”, explicou Alejandro Ugarrio, responsável pelo desenvolvimento digital do Atlético de Madrid.
A ideia havia sido divulgada em agosto deste ano, mas passou a funcionar da maneira como o time queria apenas agora. Vale ressaltar que o clube madrilenho não é o primeiro a utilizar o serviço de mensagens instantâneas como um meio de comunicação com os fãs. Em 2018, o Athletic Bilbao chegou a realizar consultas via WhatsApp e Telegram, após pedir aos torcedores que adicionassem um número disponível que só responderia às perguntas de membros registrados no banco de dados da equipe.