A Umbro reuniu jornalistas e convidados na última sexta-feira (13) para apresentar uma nova campanha com o futebol brasileiro. A empresa chamou os times patrocinados para lançar camisas do “Projeto Nations”, que consiste em homenagear países com alguma ligação histórica com as equipes. O problema aconteceu no dia seguinte, com o Atlético Paranaense.
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A equipe de Curitiba, parceira da Umbro há mais de duas décadas, anunciou no sábado (14) que não irá usar a camisa proposta pela fornecedora. O clube alegou que o desenho do novo uniforme não foi “aprovado” pela direção da equipe.
A camisa apresentada pela Umbro para o Atlético Paranaense fazia homenagens à Espanha, com as cores amarela e vermelha. A justificativa era que o desenho remetia à Copa do Mundo de 2014, quando a equipe europeia havia usado o centro de treinamento do time brasileiro.
Na última sexta-feira (13), não foi apenas a Umbro que exibiu os novos uniformes. O próprio Atlético Paranaense destacou a nova camisa em suas redes sociais. “Agora é hora de jogar junto com a força de outro furacão, a Espanha”, dizia o texto no Twitter.
A estética do uniforme, no entanto, esteve longe de ser uma unanimidade. Em pouco tempo, a nova camisa do Atlético virou alvo de piadas entre torcedores nas redes sociais. Em resposta à publicação do clube no Twitter, a camisa chegou a ser comparada até com a vestimenta do Ronald McDonald, símbolo da rede de fast food americana McDonald’s.
A Umbro ainda não se manifestou sobre a polêmica ocorrida no fim de semana. Além da Espanha com o Atlético Paranaense, a empresa fez referência a França, Rússia, Colômbia, Islândia, Uruguai e Inglaterra, com Avaí, Bahia, Chapecoense, Cruzeiro, Grêmio e Santos, respectivamente.