A seleção brasileira está classificada para as quartas de final da Copa do Mundo da África do Sul, após vencer o Chile por 3 a 0, e se prepara para enfrentar a Holanda. Com a visível evolução da equipe de Dunga dentro dos gramados, a atenção do público tem crescido gradativamente.
As oitavas de final fizeram a Globo atingir 46 pontos de audiência no Ibope, acima dos 41 obtidos diante da Costa do Marfim e dos 44 registrados frente à Coreia do Norte. Contra Portugal, na partida que encerrou a primeira fase da competição, a emissora carioca conseguiu 45 pontos.
O ligeiro aumento na audiência dos jogos do Brasil também é notado na Bandeirantes. O canal paulista teve, no embate contra o Chile, 13 pontos de audiência e picos de 14. Diante de Portugal, atingiu 12 pontos com picos de 14. Nos dois primeiros jogos do torneio, havia registrado 11 pontos em cada.
Para as próximas etapas, contudo, não se pode garantir que a audiência continue crescendo, uma vez que é natural que as pessoas assistam aos jogos decisivos reunidas, seja em estabelecimentos como bares e restaurantes ou em encontros familiares.
Cada ponto no Ibope é equivalente a 58.300 domicílios sintonizados. Os dados da medição consideram apenas a audiência de São Paulo, região de referência para o mercado publicitário.