O Avaí decidiu ampliar sua linha de alimentos licenciados, que já conta com vinhos, champanhes, biscoitos e pipocas. A ideia do clube catarinense é investir em produtos que façam parte da cesta básica e transformar esse incremento da coleção em uma ação de cunho social. O projeto faz parte de um esforço do Avaí para potencializar sua oferta de artefatos licenciados. Também com esse intuito, o clube desenvolveu uma linha de cosméticos, que começará a ser vendida nas lojas oficiais nesta quarta-feira. Em todos os casos de licenciamento, o Avaí cede sua marca a empresas, que assumem a produção e a distribuição. No fim, o lucro advindo da comercialização dos objetos é repartido entre a confecção e o clube. ?Queremos criar um pacote solidário na área de licenciamento. Várias entidades produzem para a própria subsistência, e nós queremos criar uma bolsa solidária. Vamos trabalhar o licenciamento de alguns desses itens, como arroz, feijão e farinha de mandioca, por exemplo, e dividir os royalties com essas associações?, contou Otilia Pagani, diretora de marketing do clube. Outra aposta do Avaí em licenciamentos é um plano de confecção de produtos para os blogs de torcedores do clube. Esses portais cedem suas marcas e ideias, usam confecções que têm parceria com a equipe e retiram parte do dinheiro amealhado com as vendas. A ação faz parte de um projeto do Avaí para combater a pirataria e o uso indevido da imagem do clube. No início do ano, a diretoria de licenciamentos da equipe realizou uma reunião com responsáveis por blogs para falar sobre esses dois assuntos. ?Nessa linha de futebol as pessoas são muito criativas. Não podemos ficar presos. Já direcionamos contatos para alguns fornecedores. Com isso, os blogs não precisam fazer nenhum investimento e ficam com uma parte dos lucros. É algo interessante para todos?, opinou Otilia.