A ascenção do Bahia para a primeira divisão do Campeonato Brasileiro tem empolgado torcedores baianos, e a venda de pacotes pay-per-view disparou. De 2010 para 2011, o Estado da Bahia registrou crescimento de 79% – de 26,8 mil para 48,1 mil pacotes vendidos – nas vendas. Para o clube homônimo, esse número indica mais receita em 2012.
O contrato que a equipe tricolor assinou com a Rede Globo prevê aumento na verba repassada pelos direitos de transmissão em função do pay-per-view. O documento relativo à televisão fechada, diante de tamanho crescimento na comercialização de pacotes, fará com que o Bahia amplie a renda obtida por meio dessa parceria com o canal.
Ainda não se sabe exatamente quanto dinheiro entrará a mais por causa desse aumento nas vendas, e uma reunião será agendada entre dirigentes do time e da emissora carioca para mensurar esse índice. “Isso prova mais do que nunca que nossa torcida é apaixonada”, comemora Sacha Mamede, diretor de marketing do Bahia.
Procurado pela Máquina do Esporte, o Vitória, atualmente na Série B do Nacional e sem muitas chances de voltar à elite na próxima temporada, admitiu que o retorno do rival ao primeiro escalão é o principal catalisador desse crescimento. “É normal que a subida deles ajude a vender mais”, afirma fonte ligada à gestão do time.
Apesar de possuir o maior incremento proporcionalmente na comercialização de pay-per-view, a Bahia ainda está distante de outros Estados. São Paulo lidera, com 307 mil pacotes vendidos, à frente de Rio de Janeiro (221 mil), Minas Gerais (126 mil) e Rio Grande do Sul (91 mil). Os números se referem a até 19 de setembro deste ano.