No contrato entre Flamengo e Maracanã, há uma cláusula que dá direito ao clube de atuar fora da arena carioca em seis ocasiões durante o Campeonato Brasileiro. O pedido da diretoria flamenguista tinha como principal foco conseguir faturar em outras regiões do Brasil, com altas bilheterias. Neste ano, a primeira oportunidade aconteceu no último fim de semana, em Brasília, mas o resultado não foi o esperado.
O clube não revelou qual era a perspectiva de ganho, mas o otimismo não poderia estar desassociado ao evento que marcou a abertura do Campeonato Brasileiro de 2013, há um ano. Na ocasião, o Flamengo enfrentou o Santos, com mando dos paulistas, mas com ampla maioria flamenguista nas arquibancadas, em uma partida organizada pela Federação de Futebol Brasiliense.
Na ocasião, 63 mil pessoas lotaram o Estádio Mané Garrincha, gerando uma renda de R$ 6,9 milhões, um recorde no futebol brasileiro até então. O ingresso médio de R$ 109 não impediu que os torcedores do Flamengo lotassem a arena em Brasília. No último domingo, no entanto, não foi isso o que se viu.
O público pagante ficou em 19 mil pessoas na estreia do Flamengo na competição nacional, o que gerou uma receita bruta de R$ 1.144.515. Ainda que seja um número acima da média brasileira, ele não representa um salto significativo nas contas do clube carioca. Até a manhã desta terça-feira, o borderô da partida não havia sido divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol, mas pode-se deduzir a receita líquida.
Com público semelhante ao do último domingo, o Flamengo enfrentou o Grêmio em 2013 no Mané Garrincha. A despesa do jogo ficou em R$ 645 mil. Caso essa quantia tenha ficado em torno R$ 600 mil no último domingo, o Flamengo arrecadou cerca de R$ 450 mil, considerando o desconto de 15% no aluguel da arena.
Mesmo com uma quantia que não pode ser considerada baixa, o número esteve longe dos melhores momentos do Flamengo no local. Em 2013, a média de lucro do clube em Brasília foi de R$ 670 mil. Com o mesmo valor médio de ingresso do último domingo, a R$ 60, o Flamengo teve R$ 770 mil de lucro contra o Atlético Mineiro no ano passado, por exemplo.
No Maracanã, a média de lucro do Flamengo em 2013 foi inferior a esse número. No reformado estádio, o clube teve média de R$ 250 mil no faturamento líquido. Ainda assim, o valor do último domingo fica decepcionante porque a estreia no Campeonato Brasileiro era visto pela direção do clube como um evento de alta atração de público.
Por outro lado, jogar longe do Maracanã tem outro objetivo para o Flamengo, além de faturar com bilheteria. Estar presente em outras regiões significa estar próximo de torcedores que nem sempre têm esse contato com o time, como explicou à Máquina do Esporte o vice-presidente de comunicação do time, Gustavo Oliveira, antes do jogo de domingo.
Segundo o dirigente, esse é também é um trabalho de expansão de marca do time, o que atrai mais torcedor e gera mais venda de produtos do clube. “O Flamengo é um dos únicos clubes do Brasil que realmente é nacional. Esses jogos nos permitem aproximar a nossa marca a esse público mais distante”, explicou.