Mais da metade das equipes que disputam o Campeonato Brasileiro tem um banco como principal patrocinador. Dos 20 clubes da primeira divisão nacional, 11 venderam cotas máster para instituições financeiras.
A Caixa Econômica Federal é a campeã no patrocínio aos times brasileiros. O banco estampa a frente da camisa de sete equipes: Atlético-PR, Chapecoense, Corinthians, Coritiba, Figueirense, Flamengo e Vitória. Isto sem contar com ABC, América-RN, Atlético-GO, Avaí, Paraná e Vasco, todos integrantes da Série B.
O BMG patrocina os dois grandes clubes de Minas Gerais, Atlético-MG e Cruzeiro, e o Banrisul é dono das cotas máster dos principais clubes do Rio Grande do Sul, Grêmio e Internacional.
Mesmo sendo o setor bancário quem mais patrocina o futebol brasileiro, as três principais instituições do país, em lucro, estão fora dos clubes. O Itaú é o banco oficial da Copa do Mundo e da seleção brasileira e compra pacotes de futebol da Globo. Já o Bradesco é parceiro da Olimpíada do Rio de Janeiro de 2016, e o Banco do Brasil investe no vôlei.
Banco | Lucro em 2013 |
Banco do Brasil | R$ 15,8 bi |
Itaú | R$ 15,6 bi |
Bradesco | R$ 12,2 bi |
Caixa Econômica Federal | R$ 6,7 bi |
Banrisul | R$ 791,6 mi |
BMG | R$ 428,5 mi |