O Masters 1.000 de Indian Wells, que termina nesta semana, e o de Miami, que começa na próxima, comprovam que hoje são os bancos os principais patrocinadores dos eventos da ATP (Associação de Tenistas Profissionais). Entre os 23 torneios Masters 1.000 e 500 desta temporada, dez contam com um banco como principal parceiro.
Outros setores importantes da economia também entram como donos do title sponsor de eventos do tênis. É o caso de seguradoras, telefonias, marcas de luxo e empresas de varejo e moda. Uma característica de quase todos esses investimentos é o fato de serem de empresas locais, mas há exceções. Uma delas é o Itaú, principal investidor do Masters 1.000 de Miami.
Os valores gastos são bastante variáveis, dependendo do prestígio de cada competição. O mercado estima que o patrocínio mínimo para um torneio desses vá de R$ 8,25 milhões aR$ 20,62 milhões.
Um dos principais investidores é o BNP Paribas. O banco francês renovou por cinco anos com a Copa Davis, além de dar o nome para os torneios de Indian Wells e Paris. Não bastasse isso, é o principal parceiro comercial de Roland Garros.
Além dele, outra importante instituição financeira no setor é a Barclays, que investe nas Finais da ATP, em Londres. Já o banco espanhol Sabadell está perto de cumprir dez anos como patrocinador do ATP 500 de Barcelona. O ABN AMRO, por sua vez, é parceiro do ATP 500 de Roterdã, enquanto o BNL está presente no Masters 1.000 de Roma.
Na América Latina, a presença mais forte é de empresas de telefonia. É o caso do Rio Open (Claro) e do ATP 500 de Acapulco (Telcel). A marca de relógios de luxo Rolex garante presença internacional ao patrocinar os Masters 1.000 de Montecarlo e Xangai.
Nenhuma companhia aérea é dona de title sponsor no tênis. A razão é o patrocínio global firmado entre a ATP e a Emirates, que garante a presença da empresa em todos os eventos Masters 1.000, 500 e 250. O circuito profissional também tem contratos mundiais de logística (FedEx), tecnologia (Infosys), montadora (Peugeot) e audiovisual (LeSports). A LeSports garantiu o direito de transmitir os torneios de Masters 1.000 e 500 através da internet durante cinco anos.
Outros ativos importantes para a ATP são sua página da web e seu canal de TV online. O site da entidade obteve 325 milhões de visitas em 2014, último ano em que essa informação foi divulgada. Já a TV ATP World Tour Uncovered, que é transmitida em 170 países, teve audiência de 60 milhões de pessoas em 2015. Esse espaço é patrocinado por FedEx, Moët Chandon, Enel, Rolex e Vixlet.
Todos esses patrocínios permitem que a ATP projete destinar quase R$ 450 milhões em premiação aos tenistas até 2018. No ano passado, a entidade gastou R$ 330 milhões, um aumento de 7,5% em relação à temporada anterior.