O Grupo Bandeirantes, responsável pela organização da etapa brasileira da Fórmula Indy, projeta um investimento de R$ 60 milhões para fazer com que a prova aconteça no dia 8 de março de 2015. Esse é o cálculo feito pela Band para investimentos em infraestrutura tanto no autódromo Internacional de Brasília quanto nos equipamentos de tranmsissão.
“Estimamos que, desse total, cerca de 40 milhões de reais sejam injetados diretamente na cidade através da contratação de serviços, equipamentos e infraestrutura. O valor também inclui investimento em equipamentos de última geração para a transmissão, apoio para a instalação das equipes com garagens e escritórios, montagem do race control, montagem de apoio médico-hospitalar e instalação de ações comercias”, afirmou Marcelo Meira, vice-presidente da Band.
O valor é próximo do que foram os gastos da Band com a realização, entre 2010 e 2013, da etapa de São Paulo da Indy. Na primeira edição, com adiamento de largada e mudanças de última hora na pista, o investimento foi de cerca de R$ 50 milhões. No ano seguinte, saltou para R$ 75 milhões. O valor elevado da prova para a prefeitura paulistana (que arcava anualmente com cerca de R$ 20 milhões) foi um dos motivos para que ela desistisse de receber o evento, no início deste ano.
Por isso mesmo, a Band só confirmou a etapa, que se chamará Brasília Indy 300, após negociação com o governo do Distrito Federal, que assegurou a realização da corrida, pelo menos, até 2019. Esse era também o acordo que havia sido firmado entre a Band e a prefeitura de São Paulo antes de o negócio ser desfeito.
A projeção dos organizadores é que, nos dois dias de evento, cerca de 80 mil pessoas passem pelo Autódromo Internacional de Brasília para acompanhar a corrida. O evento será retransmitido para 200 países, segundo a Band, que projeta a ocupação, só com os profissionais envolvidos na corrida, de cerca de 2.400 quartos de hoteis.
O impacto da prova na economia da cidade, porém, não foi medido ainda. Em São Paulo, cada etapa, segundo os organizadores, movimentava cerca de R$ 80 milhões, com um público de cerca de 40 mil pessoas, sendo metade de visitantes de fora da capital paulista.
Com a confirmação da etapa em Brasília, a Band agora negocia cotas de patrocínio. Nas corridas em São Paulo, o title sponsor havia sido vendido para a cervejaria Petrópolis (marca Itaipava) e para a Nestlé.