Você já imaginou estar na arquibancada assistindo ao jogo do seu time do coração e, de repente, sem mais nem menos, entrar em campo para desempenhar a função de quarto árbitro? Meio inusitado, não? Pois foi exatamente isso que aconteceu com David Thornhill no último sábado (25).
A partida entre Norwich e Preston North End era para ser apenas mais uma pela 19a rodada da segunda divisão inglesa. Só que aos 36 minutos da etapa final, um dos bandeirinhas, Mark Jones, sentiu uma lesão. Até aí tudo bem, afinal o quarto árbitro Andy Davies podia assumir o posto.
O problema é que, com Davies em campo, a função de quarto árbitro ficou vaga. O lesionado Mark Jones, pelas regras, não podia ficar no gramado, mesmo que para desempenhar o papel de quarto árbitro. O árbitro Tim Robinson, então, viu-se em uma encruzilhada, pois não queria reiniciar a partida sem um quarto árbitro.
E foi aí que David Thornhill, torcedor fanático do Norwich, apareceu. Como árbitro de jogos de uma pequena liga da cidade e conhecedor da função, Thornhill se ofereceu para o papel. A ideia foi prontamente aceita por Robinson, e o jogo pôde continuar.
Em seguida, Thornhill troca de roupa, coloca o agasalho de arbitragem patrocinado pela Nike, recebe instruções do árbitro e segue para o campo.
O momento em que Thornhill vai até a beira do gramado para levantar a placa indicando dez minutos de acréscimos é, no mínimo, diferente. O torcedor/quarto árbitro é ovacionado pela torcida e simplesmente não consegue ficar sem sorrir.
O acontecimento inusitado acabou dando uma grande audiência à partida, que terminou empatada por 1 a 1. Grande parte dos programas esportivos britânicos e também do mundo inteiro repercutiram o jogo apenas por conta do incidente.