O canal de TV paga BandSports, do Grupo Bandeirantes, comprou do SporTV os direitos para transmissão dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. O acordo foi revelado pelo colunista Flávio Ricco, do UOL, e confirmado pela Máquina do Esporte com fontes ligadas ao negócio.
A aquisição dos direitos de Tóquio mantém o BandSports com a transmissão dos Jogos Olímpicos de verão pela quinta vez consecutiva. Desde que o canal foi fundado, em 2002, nunca deixou de transmitir uma edição do evento.
Para 2020, o canal já tem investido na ampliação da cobertura de esportes olímpicos. Além dos programas sobre tênis, basquete e vôlei, a emissora recentemente acertou com a apresentadora Juliana Veiga, que já havia passado pela própria Band e no ano passado havia deixado a ESPN. Ela deverá coordenar a apresentação dos programas olímpicos do BandSports.
Com exceção de 2016, quando as emissoras negociaram diretamente com o Comitê Organizador Local, todas as outras vezes a aquisição dos direitos se deu a partir de negociações com outras empresas de mídia, a partir do sublicenciamento de direitos.
Com a confirmação do BandSports, os Jogos Olímpicos mantêm a tradição de pulverizar a transmissão do evento em diversas empresas de mídia. Desde 2004, os principais canais de esporte por assinatura exibem o evento. Até o momento, no entanto, ESPN e Fox Sports não se manifestaram sobre a compra dos direitos.
Com a obrigatoriedade de o Grupo Disney se desfazer do Fox Sports a princípio até o final deste ano, a tendência é de que o canal não tenha uma definição sobre a compra dos direitos. A ESPN, por sua vez, passa por uma reformulação após a saída de German Hartenstein do cargo de CEO.