Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte

Barbie faz bonecas para campeãs olímpicas Nicola Adams e Chloe Kim

Ação em homenagem ao Dia da Mulher faz parte do programa Barbie Shero

Redação - São Paulo (SP) Publicado em 09/03/2018, às 11h14

Imagem Barbie faz bonecas para campeãs olímpicas Nicola Adams e Chloe Kim

A Mattel, dona da marca Barbie, decidiu homenagear duas campeãs olímpicas com bonecas. As escolhidas foram a boxeadora britânica Nicola Adams, bicampeã olímpica no peso mosca nos Jogos de Verão de 2012 e 2016, e a snowboarder norte-americana Chloe Kim, ouro no halfpipe dos Jogos de Inverno de 2018.

As homenagens foram anunciadas como uma lembrança pelo Dia Internacional da Mulher e fazem parte do programa Barbie Shero, que tem como objetivo honrar mulheres consideradas inspiradoras e disruptivas ao redor do mundo.

Foto: Divulgação

Os feitos das ruas são realmente notáveis. Adams foi a primeira medalhista de ouro do boxe feminino da história, já que a modalidade foi incluída apenas em 2012 para mulheres. Além disso, ela voltou a vencer em 2016, tornando-se a primeira bicampeã.

Foto: Divulgação

Já Kim teve uma ascensão meteórica nos Jogos de Inverno deste ano. Aos 17 anos, ela se tornou a mulher mais jovem a conquistar uma medalha de ouro olímpica da história. Dias depois, para provar o prestígio que passou a ter nos EUA, foi capa da Sports Illustrated, a revista esportiva mais importante do país.

As duas se juntam a um seleto time que agora é composto por 14 mulheres do Barbie Shero. A lista tem nomes como a cineasta norte-americana Patty Jenkins (primeira mulher a dirigir um filme com orçamento de mais de 100 milhões de dólares, no caso, Mulher Maravilha), a chef de cozinha francesa Hélène Darroze (dona de três restaurantes e duas estrelas Michelin) e a ambientalista e conservacionista australiana Bindi Irwin (famosa por ser apaixonada pela natureza e vida selvagem e se dedicar a inspirar a próxima geração a fazer a diferença no mundo).

Todas as 14 foram presenteadas com bonecas únicas e exclusivas, feitas à semelhança de cada uma.

A Mattel ainda aproveitou para apresentar outra coleção, chamada de Barbie Mulheres Inspiradoras, que terá figuras femininas emblemáticas da história da humanidade. No começo, serão três: a norte-americana Amelia Earhart (primeira aviadora a atravessar o Oceano Atlântico), a mexicana Frida Kahlo (artista que ganhou reconhecimento por seu estilo e perspectiva única, tornando-se uma célebre artista, ativista e símbolo de força da mulher) e a norte-americana Katherine Johnson (física, matemática e cientista espacial que desenvolveu inúmeros trabalhos com a Nasa, inclusive os chamados “computadores humanos” para calcular o trajeto do primeiro voo norte-americano tripulado para o espaço).

As bonecas das Mulheres Inspiradoras estão à venda no Brasil desde o começo deste mês pelo valor de R$ 249,99 cada uma.

De acordo com a Mattel, a ideia é dar às meninas a chance de enxergar mulheres que foram bons exemplos e fizeram história. A coleção foi baseada em uma pesquisa encomendada pela marca que descobriu que 86% das mães de meninas se preocupam com as referências a que suas filhas são expostas todos os dias.