Por terceira vez em sua história, o FC Barcelona terá uma logomarca de uma estampada no peito de seu uniforme. E, por segunda vez, essa marca será de uma empresa do Qatar. Depois quase três anos com a Qatar Foundation, o clube catalão apresentou nesta segunda uma nova parceria com a companhia aérea Qatar Airways, que acertou com os blaugranas pelas próximas três temporadas.
O acordo foi intermediado pela Qatar Sports Investments (QSI), atual dona do Paris Saint Germain, companhia com a qual o clube assinou um contrato em 2010. Pelo acordo de seis anos, o clube receberá no total mais de 170 milhões de euros, o que corresponde a mais de 28 milhões por temporada, valor recorde no futebol mundial.
A troca da Qatar Foundation pela nova patrocinadora estava estipulada em uma cláusula do contrato entre Barcelona e QSI. Desta forma, a Qatar Airways substituirá a marca anterior até o fim do contrato, em julho de 2016, sem haver alterações no acordo inicial.
Já a fundação permanecerá no clube, desta vez como párceira de desenvolvimento humanitário.
A companhia aérea será a patrocinadora oficial do clube a partir de 1º de julho próximo, e se torna a primeira empresa com fins lucrativos a estampar sua marca na camisa blaugrana, em 113 anos de história.
Com a chegada da Qatar Airways, acontece a saída de outro patrocinador do clube, a Turkish Airlines, atual companhia aérea oficial da equipe, que finaliza contrato em junho. Mesmo assim, a empresa seguirá como patrocinadora do principal astro do time e melhor jogador do mundo, o argentino Lionel Messi.
Além da troca de seu patrocínio máster, o Barcelona anunciou a renovação de seu acordo com a Unicef, Fundo das Nações Unidas para a Inf”ncia, também até 2016. A organização foi a primeira em toda a história a estampar uma logomarca no uniforme do clube, em 2007. Após a chegada da Qatar Foundation, o logo da entidade sai do peito e passou para as costas, onde permanecerá nos próximos anos.