O Barcelona oficializou para esta terça-feira o lançamento de uma camisa histórica. O clube divulgará às 17h (horário de Brasília) o modelo do uniforme principal que será usado na temporada 2011∕2012, o primeiro na história da equipe a estampar no peito um parceiro comercial.
A Barça TV, canal oficial do clube, transmitirá ao vivo a apresentação. Pensando nisso, a emissora tem veiculado um teaser do evento, que mostra uma série de camisas do clube e um pedaço do novo uniforme.
A principal mudança da camisa do Barcelona será o patrocinador. O clube estampará no peito o logotipo da Qatar Foundation, entidade assistencial que desembolsará 30 milhões de euros por ano para se associar à equipe catalã.
O fato de a entidade ser assistencial fez com que o Barcelona tratasse o acordo como uma exceção, mas não como um patrocínio. O time catalão tem historicamente uma política de não aceitar ações comerciais em seu uniforme.
Com a presença da marca da Qatar Foundation, o logotipo da Unicef, outra entidade social, será deslocado. A marca sairá do peito e passará a estampar a barra traseira da camisa do Barcelona.
O Barcelona não recebe nada para estampar o logotipo da Unicef. Em vez disso, o clube faz doações anuais de dois milhões de euros à instituição.