O Barcelona anunciou a renovação de contrato com a Nike por dez temporadas. O novo acordo tem início em 2018 e vai até 2028 e converte a equipe na mais bem paga do futebol mundial na história.
Com a extensão do vínculo, a empresa norte-americana ficará 30 anos com seu logo estampado na camisa do time. Nesse período, o time ganhou quatro Liga dos Campeões, dez Campeonatos Espanhóis, três Mundiais de clubes e quatro Copas do Rei, entre outras conquistas. Pelo acerto, o Barcelona poderá receber até € 155 milhões por temporada.
O acordo é um alento ao clube da Catalunha, que está com dificuldade para renovar o contrato de patrocínio de camisa com a Qatar Airways.
O acerto com a Nike ainda precisará ser confirmado pela assembleia do Barcelona, prevista para daqui alguns meses, quando novos detalhes da negociação serão divulgados.
Pelo divulgado até o momento, o presidente Josep Maria Bartomeu conseguiu dois de seus objetivos: obter valores maiores do que o Manchester United conseguiu com a Adidas e recuperar a gestão de produtos licenciados e a exploração das lojas oficiais. Nas últimas temporadas, o empreendimento faturou entre € 54 milhões e € 65 milhões.
Para conquistar essas vantagens, o Barcelona contou com o mau momento vivido pela Nike no mercado de camisas. A marca perdeu importantes camisas nos últimos anos, como Manchester United e Juventus (para a Adidas) e Arsenal (Puma).
“Nossa relação com o Barcelona aprofunda a liderança da Nike no futebol e nos emociona essa oportunidade para continuar ajudando a crescer o esporte mais popular do mundo”, afirmou Trevor Edwards, presidente da Nike Brand.