Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte

Barcelona segue grandes europeus e terá serviço de streaming

Objetivo é triplicar faturamento digital do clube em até cinco anos

Redação - São Paulo (SP) Publicado em 04/02/2020, às 09h02 - Atualizado às 12h02

Imagem Barcelona segue grandes europeus e terá serviço de streaming

O Barcelona anunciou, nesta segunda-feira (3), em um evento em sua sede, a criação da Barça TV+, serviço de assinatura de conteúdo por streaming do clube, que assim se une a Manchester City, Liverpool, Real Madrid, Benfica e outros grandes europeus que criaram um modelo de assinatura de streaming recentemente. O preço do serviço ainda não foi revelado, mas deverá ser diferente para cada país. Já quem for sócio-torcedor deverá ter acesso gratuito e ilimitado.

De acordo com o clube, a plataforma abrigará todo o conteúdo de vídeo que é de propriedade da LaLiga, o que inclui destaques e melhores momentos dos jogos do Barça on demand, entrevistas exclusivas e imagens de arquivo. Além disso, contará com coletivas de imprensa ao vivo, jogos do time B e das equipes femininas, e também outros esportes em que o clube está envolvido, como basquete e hóquei sobre patins. Tudo será gerado pela produção do Barça Studios e ficará disponível 24 horas por dia.

A ideia do Barcelona é, com o serviço, revolucionar a estratégia digital do clube e triplicar o faturamento na área em até cinco anos. Vale lembrar que, no último ano fiscal, o Barça faturou € 100 milhões no digital. Na conta, estão as vendas de ingressos e também as vendas de produtos nas lojas on-line do clube.

Foto: Reprodução / Site (fcbarcelona.com)

"Nossos concorrentes não são mais apenas os clubes que jogam futebol. Há novos jogadores que não esperávamos há dez anos, como Netflix, YouTube, Fortnite, Minecraft. Queremos fortalecer essa visão adicionando nossas próprias plataformas. Nossa ideia é muito simples. Queremos ter um relacionamento direto com nossos fãs, queremos aprender sobre eles, incluindo o que eles gostam e em quais dispositivos, para que possamos melhorar a experiência de cada um", revelou Dídac Lee, empresário e membro do conselho do Barcelona.

Com o foco no digital, o clube catalão ainda quer aproveitar para pegar carona no sucesso que possui nas mídias sociais. Atualmente, o Barcelona tem mais de 350 milhões de seguidores somados nas principais redes sociais e recentemente ultrapassou o rival espanhol Real Madrid para se tornar o clube de futebol mais popular da China, mais do que dobrando seus seguidores no Weibo para 16,3 milhões em 2019. No total, o clube também acumulou mais de 2 bilhões de visualizações de vídeos sociais durante a temporada passada.

"Isso nos mostra que a plataforma onde está nossa estratégia é extremamente poderosa. Se somos a maior marca do mundo em termos de receita, o que podemos fazer além de apenas nos defender? Em vez de fazer isso, mudamos o quadro de quem é nosso concorrente. Se considerarmos apenas os clubes esportivos, já estamos lá, pois o trabalho está feito. Já se estamos competindo com outras empresas, como Netflix ou Disney, somos muito menores. Até agora, aproveitamos esse potencial por meio de plataformas de terceiros, que é onde nossos fãs normalmente consomem o conteúdo esportivo. Hoje, mantendo o esforço neste espaço, estamos adicionando uma rota direta ao fã com nossas próprias plataformas", afirmou Gullem Graell, diretor de marketing do Barcelona.