O Barcelona acertou um contrato de patrocínio máster de seu uniforme com a companhia aérea Qatar Airways. A empresa estampará seu logotipo na camisa do clube espanhol a partir da temporada 2012/2013. Especula-se que o negócio envolva 171 milhões de euros (R$ 450 milhões) por cinco temporadas.
“A Qatar Airwars é uma marca ambiciosa, com aspirações mundiais e sempre com o objetivo de atingir a excelência na sua área. Essas são características com que o Barcelona se identifica totalmente”, declarou Sandro Rosell, presidente do Barcelona.
A entrada de um patrocínio máster comercial quebra uma tradição do clube, que se orgulhava de se manter apenas com os sócios. O Barcelona já dava indícios disso quando, em 2010, abriu espaço para a exposição da marca Qatar Foundation. No entanto, os dirigentes alegavam que, por se tratar de uma instituição sem fins lucrativos, a mudança não feria os princípios do time.
Javier Faus, vice-presidente financeiro do clube, disse que o contrato inicial (de cinco anos) com a Qatar Sports Investment, empresa que costurou as conversas e é detentora das duas marcas, já previa uma troca de publicidade após o terceiro ano de vigência do acordo.
“Por lealdade a esse parceiro, tínhamos a obrigação de, pelo menos, valorizá-lo”, disse Javier Faus, sobre a troca das marcas da Qatar Sports Investment na camisa do Barcelona.
Segundo o jornal espanhol Mundo Desportivo, agora o Barcelona precisará encerrar o contrato com a Turkish Airlines. A empresa patrocinadora do clube é concorrente da Qatar Airways.