O Barcelona anunciou oficialmente que terá a Qatar Foundation como patrocinadora máster a partir da temporada 2011/2012. O contrato, inédito na história do clube, é válido até 2016, e pagará a quantia recorde de 30 milhões de euros por ano.
No anúncio do novo acordo, o vice-presidente de finanças do clube, Javier Faus, afirmou que, com o novo contrato, “o Barcelona se situa como marca líder indiscutível no mundo do futebol, muito à frente dos concorrentes internacionais”.
Essa é a primeira vez que o Barcelona cede comercialmente o espaço em sua camisa. No momento, o clubes carrega a marca da Unicef, o Fundo das Nações Unidas para a Inf”ncia, das Nações Unidas. Para isso, paga à instituição 2 milhões de euros anualmente.
Para ceder o espaço em sua camisa, o Barcelona abriu exceção para a Qatar Foundation por não se tratar de uma marca comercial, o que teoricamente faz com que o anúncio não seja um patrocínio de fato. A instituição foi criada em 1995 pelo governo do Qatar, que receberá a Copa do Mundo de 2022. Sua função é investir em educação e em desenvolvimento social.
Independente das intenções da marca, o Barcelona receberá uma quantia expressiva para colocá-la no uniforme. Com 30 milhões de euros por temporada, o clube ficará a frente de Real Madrid, seu maior rival, e de Manchester United. Ambos tinham o maior acordo por patrocínio máster no futebol até então, com a quantia de 23 milhões de euros anualmente.
O Barcelona ainda não divulgou o que fará com o apoio à Unicef quando a nova marca estiver na camisa do clube. Quando a diretoria catalã acenou com a possibilidade de abrir uma propriedade no uniforme, a ideia era colocar a logomarca das Nações Unidas na manga da camisa.