O basquete findou intervalo de 15 anos e voltou à TV aberta. Contudo, o retorno não rendeu boas notícias. A Globo exibiu na manhã do último sábado a vitória do Uniceub∕ BRB∕ Brasília por 78 a 62 sobre o São José∕ Unimed∕ Vinac, que decidiu a temporada do Novo Basquete Brasil (NBB), mas ratificou uma sina da disputa e perdeu na audiência para os desenhos animados do SBT.
O jogo do NBB deu 5,4 pontos à Globo no Ibope. A emissora carioca ficou em segundo lugar no horário, atrás do SBT. O canal de São Paulo, que atingiu sete pontos, exibia nessa faixa o infantil “Sábado Animado”.
A vitória do SBT sobre o basquete não é novidade. A Globo exibiu nos dois últimos anos o Jogo das Estrelas do NBB, também na faixa matinal de sábado, e perdeu para o “Sábado Animado” nas duas edições.
Em comparação com o Jogo das Estrelas deste ano, a decisão da NBB conseguiu um incremento de audiência. A partida festiva havia registrado 4,5 pontos no Ibope.
O problema é que a decisão deste ano não bateu sequer o Jogo das Estrelas de 2011. Na temporada passada, a partida dos melhores do NBB obteve 6,5 pontos de audiência.
O NBB também tem transmissão em TV fechada. Internamente, a organização do campeonato tinha meta de acréscimo de 10% em audiência na temporada 2011∕2012.
Para colocar a decisão em TV aberta, a liga mudou o formato de disputa do título. Brasília e São José fizeram duelo único pela taça – anteriormente, havia um playoff de cinco jogos.
Cada ponto no Ibope corresponde a 58.300 domicílios sintonizados. Os dados da medição consideram apenas a audiência de São Paulo, região que é referência para o mercado publicitário.