A imagem que comoveu o mundo, do garoto sírio morto afogado na praia, desencadeou uma série de ações pela Europa e chegou ao mundo do futebol. O Bayern de Munique anunciou a doação de € 1 milhão (R$ 4,2 milhões) e irá disponibilizar um dos centros de treinamento do clube para abrigar refugiados de guerra da Síria na cidade.
O anúncio foi feito nesta quinta-feira, pelo presidente do conselho diretor do clube alemão, Karl-Heinz Rummenigge. “O Bayer vê como parte de sua responsabilidade social ajudar as crianças, mulheres e homens que tiveram de fugir dos seus países e passam por necessidades”, afirmou o dirigente.
Além da verba, o atual tricampeão alemão irá oferecer alimentação, equipamentos esportivos e aulas de alemão aos refugiados.
O presidente da Câmara Municipal de Munique, Dieter Reiter, e o ministro do Interior da Baviera, Joachim Hermann, parabenizaram o clube pela iniciativa.
No retorno da Bundesliga, dia 12, cada jogador do clube irá entrar em campo, para a partida contra o Augsburg, de mão dada com uma criança refugiada e uma alemã.