O Bayern de Munique anunciou nesta quinta-feira (17) que vai lançar uma espécie de subsidiária multimídia, o FCB Digital & Media Lab GmbH. A inovação servirá para aprimorar o conhecimento digital do clube, além de oferecer serviços relacionados a mídia e dados para terceiros.
De acordo com o Bayern, a novidade vai incorporar essencialmente as atividades editoriais do clube existentes nas mídias sociais, no site, na TV e na mídia impressa, bem como nas divisões de produção, marketing digital, CRM, digital, TI e tecnologia. O FCB Digital & Media Lab GmbH também vai operar o FC Bayern TV Live, canal de TV dedicado do clube.
A criação da subsidiária multimídia é uma continuação do “FC Bayern Digital 4.0”, projeto lançado em 2016. Segundo o clube, além de atualizar as plataformas digitais e on-line do Bayern, o projeto buscou aprimorar o conhecimento e a expertise interna do clube em tecnologia, com a equipe tendo previamente estabelecido seu próprio centro de processamento de dados em parceria com seu principal patrocinador, a Deutsche Telekom, e dedicado software e infraestrutura de TI em associação com o parceiro SAP.
“Com o lançamento de uma subsidiária digital e de mídia, queremos unir nosso conhecimento e força para ampliar ainda mais o papel de liderança desempenhado pelo FC Bayern nesta área. Estamos convencidos de que o FCB Digital & Media Lab GmbH nos ajudará a manter nossa competitividade no cenário internacional, à luz dos enormes recursos derivados da TV”, afirmou o presidente do Bayern, Karl-Heinz Rummenigge.
Os últimos detalhes da inovação estão em andamento e a ideia é que tudo esteja funcionando já no início da temporada 2018/2019 em agosto. Stefan Mennerich, atual diretor de mídia, digital e comunicação do clube, será o diretor administrativo do FCB Digital & Media Lab GmbH.
“Através do FCB Digital & Media Lab GmbH, estamos procurando ampliar ainda mais nossa enorme penetração de mídia. Como resultado, isso também apoiará nossa internacionalização e trará mais fundos nas áreas de mídia, merchandising e patrocínio. Também ofereceremos nossa infraestrutura e nosso know-how como um serviço para terceiros. A base do nosso trabalho é sempre o conteúdo que produzimos e oferecemos às nossas equipes em todo o mundo. Isso significa que podemos levar a nossa equipe, a nossa tradição e a nossa marca a todo o mundo, para entusiasmar os adeptos do FC Bayern e conquistar novos adeptos”, concluiu Mennerich.