BMG banca Leandrinho no Flamengo durante locaute da NBA

Leandrinho defendeu o Toronto Raptors na última temporada da NBA

Leandrinho defendeu o Toronto Raptors na última temporada da NBA

O Flamengo anunciou nesta quinta-feira a contratação de um reforço de peso para seu time de basquete. A equipe rubro-negra será reforçada pelo ala∕armador Leandrinho, que defenderá o clube enquanto durar o locaute da liga profissional de basquete dos Estados Unidos (NBA). A operação foi bancada pelo banco BMG.

Leandro Barbosa, 28, defendeu o Toronto Raptors na temporada passada da NBA. Antes disso, o brasileiro havia passado pelo Phoenix Suns, time em que obteve o título de melhor reserva da temporada 2006∕2007 da liga.

No total, o brasileiro disputou 524 jogos em oito temporadas na NBA. Leandrinho tem média de 25 minutos em quadra e 12,7 pontos em sua trajetória na principal competição de basquete do planeta.

O jogador usará no Flamengo a camisa 10, a mesma que ele vestia nos Suns. O número também é ostentado por Ronaldinho Gaúcho, astro do futebol rubro-negro.

Detalhes financeiros da operação não foram revelados, mas o negócio será bancado pelo BMG. O Flamengo havia feito uma consulta a Leandrinho antes de conseguir o parceiro, mas o pedido salarial do atleta foi considerado alto pela diretoria carioca.

O contrato de Leandrinho com o Flamengo tem uma cláusula que libera o ala∕armador se a NBA retornar. A liga liberou seus atletas para assinarem acordos com times de outros países durante o período do locaute.

O locaute foi motivado por uma indefinição no acordo geral de trabalho dos atletas da NBA, documento que baliza relações entre os jogadores e as franquias. É isso que determina, por exemplo, o limite de gastos de cada equipe com salários e o percentual dos contratos comerciais que os times devem destinar ao elenco.

Com a indefinição, os donos das franquias trancaram os ginásios e impediram as atividades da liga. Até o momento, não existe nenhuma previsão sobre quando o locaute será encerrado.

O locaute também levou Kobe Bryant, um dos principais astros da NBA nos últimos anos, a se oferecer ao mercado brasileiro. O jogador do Los Angeles Lakers pediu salários em torno de US$ 1 milhão.