Com uma série de diferenças nos contratos, Boca Juniors e River Plate voltarão a ter em 2012 um mesmo patrocinador em suas camisas. As principais equipes argentinas não compartilhavam o cotista máster desde 2001, mas ambas fecharam com o banco BBVA Francés para o período 2012∕2014.
Nos dois times, a instituição financeira ocupará a cota máster do uniforme. O contrato com o Boca Juniors começa imediatamente, e o time receberá US$ 4,5 milhões anuais. O River Plate, que tem vínculo com a Petrobras até o fim de junho, vai amealhar US$ 3,5 milhões por temporada e iniciará em julho a relação com a nova marca.
As diferenças entre os contratos, contudo, não se limitam ao valor. No Boca Juniors, por exemplo, o BBVA fará uma série de serviços de consultoria e assessoria financeira. O novo patrocinador também terá uma participação direta na gestão econômica do clube.
“Estamos orgulhosos de somar um capítulo argentino na nossa história. E mais orgulhosos ainda por ter o Boca Juniors nesse capítulo”, disse Martín Zarich, diretor de inovação do banco na Argentina.
A lista de aspectos que distanciam os dois contratos também engloba os modelos de ativação, promoção e licenciamento. No entanto, alguns desses detalhes ainda são mantidos em sigilo.
O BBVA já definiu que fará uma série de promoções para os torcedores das duas equipes. O plano inclui descontos em ingressos, produtos oficiais e planos que o banco pretende criar com chancela dos clubes.
“Estamos dando um passo adiante na relação com o futebol argentino. É um momento muito importante para nós, sobretudo porque estamos convertendo os dois times em aliados estratégicos”, completou Gustavo Alonso, gerente de marketing do BBVA.
A última empresa a ocupar simultaneamente as cotas másters dos dois rivais argentinos foi a cervejaria Quilmes, que acumulou os patrocínios entre 1996 e 2001.