"Bola da vez", Brasil terá mais atenção da Allianz

Allianz Arena, na Alemanha, é a maior aposta da marca no futebol

Allianz Arena, na Alemanha, é a maior aposta da marca no futebol

Ainda não existe nenhuma ação concreta, mas a seguradora Allianz prepara para o próximo ano um incremento em sua política de patrocínios esportivos para o Brasil. A seguradora classifica o país como “bola da vez” por causa dos resultados recentes da economia nacional e dos megaeventos que acontecerão na região nos próximos anos.

Atualmente, a Allianz está exatamente em processo de análise de sua atuação no mercado nacional. A meta da seguradora é investir em Fórmula 1 e futebol, mas os focos para esse incremento no esporte brasileiro ainda não foram definidos.

Os prêmios de seguros consolidados da Allianz no Brasil chegaram a R$ 2,25 bilhões em 2009, um crescimento de 19,2% em comparação com o ano anterior. O lucro líquido chegou a R$ 80 milhões, 7,8% acima de 2008.

Os resultados demonstram sucesso de uma política de cortes que a empresa realizou no Brasil, que diminuiu despesas administrativas de 16,7% para 15,6% do lucro – essa contenção foi política comum à grande maioria das empresas depois da crise financeira internacional que explodiu em 2008.

O crescimento da Allianz no mercado brasileiro também é sustentado pelos resultados da economia nacional, que se manteve em alta a despeito da crise. Essas são as maiores justificativas para a empresa preparar um incremento para o esporte no país.

No último fim de semana, a Allianz estreou no Brasil um novo pacote de propriedades na Fórmula 1. O contrato com a disputa automobilística, renovado neste ano, deu à companhia o direito de expor sua marca no pit lane e no safety car.

O foco para o próximo ano, portanto, deve ser um investimento maior no futebol. “Estamos olhando as oportunidades. Queremos ter uma participação maior, até porque o Brasil é a bola da vez”, comentou Ariane Landim, superintendente de marketing e comunicação da seguradora.

Nesse processo de análise de ofertas, a Allianz já foi procurada por representantes de Corinthians e Palmeiras para conversar sobre naming rights de estádios – a equipe alvinegra construirá arena em Itaquera e o clube alviverde reformará o Parque Antarctica. Até o momento, contudo, nenhum dos contatos evoluiu.

A única certeza da Allianz para 2011 é uma participação maior da empresa em mídia segmentada relacionada ao futebol. A seguradora é uma das principais patrocinadoras das transmissões de campeonatos europeus nos canais ESPN, e a ideia é que esse modelo seja turbinado a partir do próximo ano.