Ela deu pontapé inicial, marcou gol, fez coraçãozinho para a torcida e criou uma disputa entre bandeiras. Com uma liturgia extremamente boleira, a presidente Dilma Rousseff foi a estrela do evento que inaugurou nesta segunda-feira a Itaipava Arena Pernambuco, estádio que receberá jogos da Copa das Confederações deste ano e da Copa do Mundo de 2014.
Dilma esteve em Recife para o primeiro evento teste da arena. O primeiro jogo oficial do equipamento será realizado na quarta-feira, quando o Náutico disputará um amistoso contra o Sporting de Lisboa.
Nesta segunda-feira, a cerimônia com a presidente estava marcada para 15h. Com 44 minutos de atraso, Dilma apareceu no gramado da Itaipava Arena Pernambuco ao lado de Eduardo Campos, governador do Estado, e Aldo Rebelo, ministro do Esporte.
Os três foram inicialmente para o grande círculo, onde uma bola já estava posicionada. Dilma deu o pontapé inicial e posou para fotos.
Depois, Campos, Rebelo e Dilma rumaram para a grande área. O ministro se posicionou no gol e o governador na marca de pênalti, com a presidente à direita.
Campos caminhou como se fosse cobrar um pênalti, mas rolou a bola para a direita. Dilma dominou, andou até perto do gol e chutou de pé direito, sem jeito.
O gol de Dilma gerou grande vibração no público que estava atrás do gol. A presidente respondeu com saudações e até com um coraçãozinho com as mãos, gesto comum em celebrações de jogadores de futebol.
Enquanto ela comemorava, um torcedor jogou no gramado uma bandeira do Santa Cruz. A presidente abriu o aparato e mostrou para o público, gerando a primeira divisão de reações.
Dilma ainda posou com uma camisa do Náutico e uma bandeira do Sport. O curioso é que o objeto alusivo à equipe alvirrubra foi o que menos gerou furor nas arquibancadas do estádio, que será a casa do clube nos próximos 30 anos.
Além da apresentação política, a Itaipava Arena Pernambuco teve nesta segunda-feira um jogo entre funcionários do equipamento. O estádio foi construído em São Lourenço da Mata, na região metropolitana de Recife, com um custo total de R$ 532 milhões.
Na tela
Também foi destaque nesta segunda-feira a participação dos telões da Itaipava Arena Pernambuco. O locutor do estádio procurou interagir constantemente com as imagens do aparato, principalmente quando o foco era direcionado para casais.
Antes da cerimônia de Dilma, o locutor incentivou três casais a se beijarem enquanto eram filmados. O uso da “love cam” é muito comum nas ligas esportivas dos Estados Unidos.
Leia mais:
Estádio e fábrica em PE consolidam Itaipava no NE
“Boleira”, Dilma protagoniza inauguração de estádio
Itaipava muda discurso em PE e prioriza eventos
Secretário de PE mira México e diz: “Copa é barata”
Antes de outros estádios, Itaipava estuda mercado
Fiat fará ação pontual em inauguração de Arena PE
* O repórter viajou para Recife a convite do Grupo Petrópolis.