Corinthians, São Paulo e Vasco já possuem lojas oficiais sob o formato de franquia. Palmeiras, Flamengo, Fluminense e Santos foram procurados por empresas para penetrar nesse mercado. E o Botafogo, completando a lista de clubes de São Paulo e Rio de Janeiro que estão na primeira divisão, também está no radar dessas companhias.
O clube alvinegro recebeu propostas de duas empresas, sendo uma delas a SPR Franquias, gestora das redes de Corinthians, São Paulo e Vasco. “Estamos estudando esse caso há muito tempo, olhando contratos, questões jurídicas, para sabermos o que poderá ser feito”, adianta Sérgio Landau, diretor-executivo da equipe carioca.
Embora não haja prazo para definir qual será a parceira, gestores botafoguenses devem se reunir nas próximas duas semanas para tratar da futura rede de franquias. A principal preocupação do clube, segundo o diretor-executivo, é se certificar de que o negócio com terceirizada envolvida não tem nenhum impedimento legal.
Atualmente, a Fila, fornecedora de materiais esportivos do Botafogo, possui quatro estabelecimentos ativos com produtos licenciados do time. A parceira terá de concordar com a chegada de nova empresa para que a rede de franquias deixe de ser um projeto, mas o clube não crê que haverá problemas para obter essa aprovação.
O Botafogo, na verdade, já possui acordo com outra operadora de loja. A HSports é responsável por administrar os estabelecimentos instalados no estádio Engenhão e na região da Tijuca. Mas, como o negócio com ela não envolve a cessão de franquias, como propõe a SPR, é improvável que dificulte a chegada de novo parceiro.
“Fizemos estudos recentemente e sabemos que as franquias acrescentam mercado, atendem clientes que não pertencem a essas lojas da Fila e da HSports, então hoje as análises estão muito mais ligadas a questões jurídicas”, complementa Landau. A SPR também negocia com Palmeiras, Flamengo, Fluminense e Santos.
Leia mais:
Botafogo também é assediado para lançar franquias
Flu vive dilema entre SPR e gestão própria de franquias
Santos aguarda nova fornecedora para lançar franquias
Meltex irá gerir rede de franquias do Grêmio
Meltex e SPR disputam franquias do Flamengo