Um Botafogo começará com sotaque cada vez mais norte-americano. O clube carioca deu importantes passos em seu projeto de internacionalização nos Estados Unidos. O plano envolve interc”mbio de atletas, amistosos, clínicas e até um time profissional para disputar a USL, terceira liga mais importante de futebol do país.
Maurício Assumpção, presidente do Botafogo, e Ayrton Mandarino, diretor comercial, estiveram nos Estados Unidos para discutir o projeto com diversos profissionais locais.
Barry MacLean, presidente da Bestiwicks Sports, demonstrou interesse em marcar amistosos entre o clube brasileiro e os times: Orlando Soccer, Toronto City e Kansas City Sporting, durante o intervalo da Copa do Mundo. Phil Rawlins, presidente do Orlando City e um dos donos Stoke City, explicou o processo para a criação de uma equipe para disputar a USL. Por último, Steven Short, Diretor de Parcerias e Expansão USL, debateu os caminhos para o interc”mbio de atletas.
“Esta viagem serviu para verificarmos in loco o grande potencial que existe no mercado norte-americano para uma marca como a do Botafogo. No próximo ano, tenho certeza de que já estaremos participando, de alguma maneira, neste processo”, destacou Mauricio Assumpção.
“Através da estruturação e formação de suas equipes, os EUA estão revigorando o futebol no país e investindo nas principais ligas como a MLS e USL. O país sabe como nenhum outro criar valor e fazer do esporte um importantíssimo vetor na geração de receitas. O futebol é a bola da vez e acreditamos que o Botafogo tem muito a contribuir, seja compartilhando nosso conhecimento técnico na formação de talentos, seja na criação de modelos de negócio que nos gerem novas receitas”, afirmou Ayrton Mandarino.