A Brahma é a patrocinadora da nova série original da VICE, maior grupo de mídia global millennial-first, no Brasil. Batizada de “Brazica”, a série mostra o “lado Z” do futebol, com histórias curiosas e pouco conhecidas do público, e trata de temas como homofobia e futebol de várzea.
O objetivo da série é mostrar um lado do futebol brasileiro pouco explorado. O primeiro episódio, por exemplo, intitulado “Camisas de Várzea”, retrata os torcedores fanáticos que preferem o time do bairro à equipe da Série A, investigando os símbolos e qual o impacto da cultura de várzea na vida dos moradores.
Já o segundo debate a homofobia no esporte. Com estreia nesta quinta-feira (6), o episódio “Bicha! A Homofobia no Futebol Brasileiro” aborda a questão sob três diferentes esferas e pontos de vista: torcida, clube e imprensa, a partir de entrevistas com personagens influentes para debater o assunto, como a repórter Gabriela Moreira (ESPN), agremiações, torcedores, torcidas organizadas, o pentacampeão Vampeta e o ex-volante Renato, além do público homossexual que frequenta os estádios de maneira secreta.
Foto: Divulgação
“Além de toda nossa história, tradição e expertise cervejeira, somos conhecidos por essa parceria com o futebol brasileiro. Sempre estivemos ao lado da seleção brasileira e, a cada ano, temos fortalecido nossa relação com os clubes e os torcedores. Essa série visa mostrar um lado pouco conhecido e explorado desse esporte. Queremos ajudar a contar histórias e deixar claro que no futebol há espaço para todos”, explicou Rodolfo Carvalho, gerente de marketing da Brahma.
“Neste segundo episódio, o objetivo não é apontar o dedo, mas sim colocá-lo na ferida. Passou da hora de debatermos esse assunto dando a relevância necessária e entendendo o que pode ser feito para melhorar a questão com iniciativas positivas”, disse Murilo Megale, host da VICE.
Com 130 anos de história, a Brahma sempre esteve ligada ao futebol brasileiro. A parceria começou com a Seleção Brasileira (a marca era patrocinadora nos cinco títulos mundiais) e chegou aos principais campeonatos e clubes nacionais. Atualmente, a marca lidera o Movimento Por um Futebol Melhor e patrocina 76 agremiações.
A série “Brazica” está disponível no canal da VICE Brasil no YouTube. Lá, o público pode conhecer outras histórias do “lado Z” do futebol.