O Ministério do Turismo do Brasil deve fechar 2010 com um investimento em torno de R$ 30 milhões em ações voltadas a fomentar o deslocamento de turistas estrangeiros para a região. O valor foi anunciado nesta sexta-feira, em Johanesburgo, por Luiz Barreto, chefe da pasta.
O ministro esteve na cidade da África do Sul para o lançamento de uma campanha de fomento ao turismo no Brasil, com foco na Copa do Mundo de 2014. O valor de investimento deste ano inclui o comercial que será veiculado no próximo domingo por todas as emissoras do planeta que transmitirem a decisão do torneio deste ano.
O valor que o Ministério do Turismo pretende investir em marketing neste ano ainda é pequeno se comparado com o da África do Sul. No total, o país gastou US$ 100 milhões (R$ 176 milhões) com ações para divulgar a Copa do Mundo deste ano.
A diferença é que, no caso do Brasil, considera-se apenas o gasto do Ministério do Turismo. O valor inclui o montante investido pela pasta na criação da Casa Brasil, aparato que funcionou em Johanesburgo durante a Copa do Mundo para divulgar o país e as cidades que serão sedes do torneio em 2014.
Segundo dados do Ministério do Turismo, a Casa Brasil teve visitantes de mais de cem países diferentes desde o início da Copa. O local é uma das apostas do país sul-americano em seu plano de fomento ao turismo, cujo foco é gerar dois bilhões de empregos até 2014.
“Se você comparar nosso investimento em marketing com o que foi feito em outros países, vai ver que nós ainda estamos gastando poucos. Temos potencial e podemos ganhar muito se tornarmos o Brasil mais conhecido”, afirmou Luiz Barretto.
A expectativa da pasta é que a Copa do Mundo de 2014 leve 600 mil turistas estrangeiros ao Brasil. Além disso, a meta é aumentar de três para cinco milhões o número de desembarques internacionais no país a cada ano.