Primeiro foi a logomarca. Um dia depois de ter lançado oficialmente o desenho que acompanhará todos os eventos oficiais da Copa do Mundo de 2014, o Brasil divulgou nesta sexta-feira um projeto do Ministério do Turismo e da Embratur para incrementar nos próximos anos o número de desembarques internacionais no país.
O projeto terá uma série de ações voltadas à divulgação da infraestrutura e de pontos positivos do Brasil. A primeira iniciativa será lançada no domingo, depois da decisão da Copa do Mundo. Todas as emissoras que transmitirem o evento exibirão um comercial produzido pelo cineasta Fernando Meirelles, que apresenta aspectos culturais e belezas naturais da sede da próxima edição do evento.
Também no dia 12, uma versão mais ampla do comercial será disponibilizada na internet. A página principal do site de vídeos Youtube também terá links para material sobre cidades brasileiras.
“O Brasil ainda é pouco conhecido internacionalmente. Precisamos investir para mostrar ao mundo a riqueza cultural e as belezas que o país possui. Temos certeza que a Copa do Mundo será importante para mostrar isso”, disse o ministro do Turismo, Luiz Barretto.
Em seu discurso nesta sexta-feira, Barretto fez seguidos elogios à miscigenação cultural do Brasil e aos benefícios culturais que isso gera – a culinária rica, por exemplo. O evento também teve uma manifestação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que ratificou o tom e o foco das deferências.
“Acho que é isso que nós precisamos fazer durante os próximos quatro anos: mostrar o quanto o Brasil tem um povo rico e muitas coisas que o turista pode conhecer. Existem muitas peculiaridades em cada região do país, e isso é algo que precisamos valorizar”, encerrou Barretto.