Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte

Brasil usará uniforme com peixes amazônicos em Tóquio 2020

Grife carioca Wöllner é responsável pela vestimenta usada na abertura olímpica

Redação - São Paulo (SP) Publicado em 06/03/2020, às 14h29

Imagem Brasil usará uniforme com peixes amazônicos em Tóquio 2020

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) divulgou, nesta quinta-feira (5), o uniforme que será usado pela delegação brasileira na Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio daqui pouco mais de quatro meses. Confeccionado pela grife carioca Wöllner, a vestimenta foi inspirada nos peixes amazônicos e chama atenção pelo colorido.

LEIA MAIS: COB fecha com grife carioca Wöllner para abertura de Tóquio 2020

De acordo com a marca, além dos peixes como elementos centrais, o uniforme ainda possui referências à flora e à fauna nacionais (folhas de bananeira, espada de São Jorge, orelha-de-elefante, palmeira, alocasia e heliconia), combinadas a traços da cultura e da pintura japonesas.

Para chegar ao resultado final, os designers da Wöllner realizaram um estudo sobre os tradicionais desenhos de animais japoneses e identificaram a carpa como um peixe que simboliza a superação. Foi feito, então, um paralelo dos peixes amazônicos com a carpa, pois ambos nadam contra a corrente para alcançar seus objetivos. Para a marca, a metáfora tem tudo a ver com a carreira de um atleta de alto rendimento que quer chegar ao pódio olímpico.

Foto: Fernando V. Leão

"Vencendo desafios e lutando contra a corrente para conseguir se reproduzir, a carpa, diz a lenda, ao conseguir subir uma cachoeira, acaba por se transformar em um dragão. Imediatamente fizemos um paralelo com a história de um atleta profissional, cuja vida cheia de desafios e reviravoltas culmina com a medalha olímpica, uma recompensa por todo esforço despendido", explicou Giuliny Shauer, CEO da Wöllner.

Foto: Fernando V. Leão

"Ficamos encantados com a beleza e delicadeza da estampa criada pela Wöllner especialmente para o Time Brasil. Os uniformes têm a cara do nosso país, sem deixar de lado o traço oriental como homenagem aos nossos anfitriões. Temos certeza de que o Time Brasil encantará o público durante a Cerimônia de Abertura dos Jogos, mostrando toda nossa brasilidade e causando uma ótima impressão ao público japonês", destacou Manoela Penna, diretora de marketing e comunicação do COB.

O garoto-propaganda escolhido para protagonizar as primeiras fotos do novo uniforme foi o ginasta Arthur Nory, medalhista de bronze no solo nos Jogos do Rio em 2016 e campeão mundial na barra fixa em Stuttgart em 2019. O lançamento oficial, no entanto, será realizado em um evento no dia 15 de abril, data em que restarão 100 dias para os Jogos Olímpicos de Tóquio.

Vale lembrar que a Wöllner ainda desenvolverá itens licenciados com as estampas criadas exclusivamente para os atletas brasileiros, além da marca do Time Brasil. Os produtos estarão à venda em todas as lojas da rede a partir de junho, com royalties direcionados ao COB.