Com uma larga vantagem sobre as concorrentes, Brazuca venceu eleição promovida pela Adidas e foi o nome escolhido da bola para a Copa do Mundo de 2014, que acontecerá no Brasil após 64 anos.
Pela primeira vez na história, a definição do nome da bola se deu por meio de uma votação popular. Mais de um milhão de brasileiros deram seus pitacos e optaram pela Brazuca, que teve 77,8% dos votos. Bossa Nova ficou em segundo, com 14,6%, enquanto Carnavalesca só ganhou 7,6% da preferência.
Resta saber agora qual será o desenho e as características da bola, que é fabricada pela Adidas. A Jabulani, bola da Copa de 2010 na África do Sul que gerou grande repercussão entre os amantes do futebol, recebeu críticas dos goleiros à época por ser leve e mudar de trajetória várias vezes num mesmo chute.
Durante o processo para escolha do nome da bola, o Amazonas tentou emplacar o nome Caramuri, uma fruta que tem formato de bola e que surge apenas de quatro em quatro anos. A Adidas, no entanto, preteriu o nome por não se enquadrar nos critérios usados para escolha das três finalistas: identificação com outros países, facilidade da pronúncia e viabilidade para adquirir os direitos de utilização do nome.
A Adidas produz as bolas oficiais da Copa desde a edição de 1970, no México, onde foi utilizada a Telstar. Daí em diante, diversos modelos foram fabricados para cada uma das edições do torneio, incluindo as famosas Tango e Jabulani.
A estreia da Brazuca será no dia 12 de junho de 2014, quando a seleção brasileira jogará no estádio do Corinthians, que ainda está sendo construído.