A japonesa Bridgestone acertou com o Comitê Olímpico Internacional um patrocínio de seis anos, o que abrangerá os jogos de Tóquio, em 2020, além do evento de 2016, no Rio de Janeiro. A empresa entrará como um dos principais apoiadores dos eventos, aumentando para 11 o número de parceiros mundiais do COI.
Segundo jornal japonês Asahi Shimbun, a empresa pagará US$ 344 milhões pelos seis anos de contrato. Caso confirmada, a quantia será o dobro do que outros patrocinadores mundiais, como Coca-Cola e Visa, pagam.
O COI ainda não confirmou o próprio acerto. O anunciou do patrocínio deverá ser feito na visita do presidente da entidade, o alemão Thomas Bach, a Tóquio, ainda neste mês.
Dessa maneira, os Jogos Olímpicos de 2020 contarão com duas empresas japonesas, no mínimo, como patrocinadores globais do evento. Além da Bridgestone, a Panasonic tem contrato com o COI até 2024.
Com os Jogos Olímpicos, a Bridgestone consolida sua posição no esporte. A empresa já tem fortes investimentos, especialmente nos Estados Unidos, onde a marca está associada ao hóquei, com a NHL, ao beisebol, com a MLB, e ao automobilismo, com a Indy. É da empresa, por exemplo, o NHL Winter Classic, jogo da liga de hóquei realizado em estádio aberto; neste ano, 105 mil pessoas viram a partida em uma arena de futebol americano no Michigan. Na América Latina, a aposta tem sido no futebol, com aporte máster à Copa Libertadores.
O avanço aos Jogos Olímpicos também posiciona a Bridgestone no esporte em meio aos seus concorrentes. A Continental é patrocinadora global da Copa do Mundo. Já a Pirelli está mais focada em seu próprio segmento, com apoio à Fórmula 1.