A marca de tênis Brooks e a rede de varejo esportivo Centauro uniram no sábado (26) um grupo de jornalistas e de influenciadores digitais para anunciar a chegada da empresa americana ao mercado nacional. No topo do Shopping Light, no centro de São Paulo, os convidados testaram os calçados na ação que marcou o início da parceria entre as duas companhias.
A Centauro terá exclusividade de venda da Brooks no Brasil. Ficará nas mãos da empresa toda a estratégia de distribuição dos produtos. Neste primeiro momento, serão 24 lojas com os calçados, número que deve dobrar em novembro e chegar a 124 em 2018. Pelo site, já é possível comprar em qualquer lugar do país.
Em conversa com a Máquina do Esporte, o diretor de desenvolvimento de mercados internacionais da Brooks, Justin Dempsey-Chiam, justificou a escolha: “Há quatro anos nós pesquisamos qual seria a melhor maneira de entrar no mercado brasileiro, porque há uma série de desafios diferentes em um mercado novo. Nosso objetivo é estar com melhor parceiro de varejo em qualquer país”.
Segundo o executivo, o segmento de corrida de rua consegue sobreviver mesmo em um período de crise. Pelos critérios da empresa, que envolve periodicidade do praticante, o Brasil reúne 4 milhões de corredores de rua. E, mais importante para a marca, com uma parcela considerável com condições de arcar com um produto premium, que partirá de R$ 400.
“Nossa maior preocupação quando entramos em um mercado não é a economia, ainda que isso seja considerado, mas é a pergunta: há uma comunidade de corredores nesse país? E, no Brasil, a resposta é sim, com certeza”, afirmou Dempsey-Chiam.
A própria Centauro reforça a capacidade de sobrevivência do segmento de corrida de rua. No último semestre, a área teve crescimento de 12% em relação ao mesmo período do ano anterior. Em julho, a rede de lojas já havia levado ao Brasil as marcas Newton, Hoka One One e Saucony.
“Eu não tenho como pensar no consumidor de corrida sem ter a Brooks. A Brooks é, hoje, a marca mais bem posicionada no mercado norte-americano nas lojas especializadas. Não é que ela seja melhor ou pior que as outras marcas; o que nós queremos proporcionar para o cliente é poder de escolha”, explicou o diretor da área de calçados da Centauro, Fábio Viana.