Em nota oficial, o Clube dos 13 manifestou nesta segunda-feira um apoio para que Orlando Silva Júnior siga à frente do Ministério do Esporte durante o governo da presidente Dilma Rousseff. Ele comanda a pasta desde 2006, mas sua permanência para a nova gestão ainda é incerta.
“Jamais os clubes foram ouvidos de forma tão intensa como nestes últimos quatro anos. O ministro Orlando Silva foi um dos maiores amigos do futebol, razão pela qual manifestamos publicamente nosso apoio a sua permanência”, disse Fábio Koff, presidente do Clube dos 13.
Na nota oficial, o C13 ainda exalta o papel de interlocutor do ministro no contato entre clubes e governo e a participação de Silva Júnior nas reformulações da Timemania e da Lei Pelé.
O problema é que a permanência de Silva Júnior esbarra em muitos interesses. A pasta deve ficar com o partido dele, o PC do B. O problema é que o atual ministro não consenso na legenda, tampouco o nome favorito de Dilma Rousseff.
Segundo o blog do jornalista José Cruz, Dilma pediu que Manuela D’Ávila, também do PC do B, ficasse com a pasta. Orlando Silva Júnior, nesse cenário, ficaria apenas com o comando da Autoridade Pública Olímpica.