A C”mara dos Deputados aprovou na última terça-feira a medida provisória 502∕2010, que oficializa mudanças no programa Bolsa Atleta. A principal mudança é a ampliação do público-alvo, e o projeto agora depende de aval da presidente Dilma Rousseff.
O formato aprovado pela c”mara estabelece seis categorias para o Bolsa Atleta. A partir disso, esportistas que estiverem nas primeiras 20 posições dos rankings mundiais de suas modalidades poderão receber até R$ 15 mil mensais por quatro anos – ou enquanto estiverem posicionados nesse pelotão.
Outra mudança é que o projeto passará a exigir que parte dos recursos seja investida na formação cultural dos atletas, sobretudo na preparação para o pós-carreira esportiva.
Além do Bolsa Atleta, a MP oficializa a criação da Rede Nacional de Treinamento, que interligará estrutura esportiva espalhada pelo país a fim de potencializar o desenvolvimento de diferentes modalidades.
Faz parte desse projeto a ideia das cidades esportivas, polos que o governo federal pretende instituir para concentrar investimentos em determinados esportes.