A camisa personalizada de Sebastián “Loco” Abreu, desenhada pelo Botafogo e comercializada nos últimos seis meses, fechou seu primeiro semestre de vendas com 15 mil peças vendidas. Com base no preço estipulado, de R$ 69,90, portanto, a peça gerou em torno de R$ 1 milhão com as vendas.
A estratégia adotada pelo time carioca, entretanto, não tinha como foco a arrecadação de recursos por meio da venda de produtos licenciados. O principal objetivo era fortalecer a marca do clube em todo o país. “O grande desafio que tínhamos era trabalhar intensamente a difusão da marca”, explica o diretor de marketing do clube, Marcelo Guimarães.
“Nós queríamos gerar valor relacionado à nossa marca. Então, em todas as ações que realizávamos tínhamos como meta relacionar a marca Botafogo às práticas mais gerenciais, atuais e interessantes”, detalha o dirigente em entrevista à Máquina do Esporte. As vendas da camisa, portanto, servem como base para quantificar o retorno.
A peça, intitulada “Camisa Celeste Alvinegra”, pode ser comprada por meio das lojas oficial e virtual do Botafogo, e vem sendo comercializada desde julho deste ano. Outra marca alcançada, relacionada à venda de licenciados, diz respeito aos 60% de aumento nas comercialização em novembro em relação ao mesmo período de 2009.