Aos poucos, o futebol europeu vai superando a crise econômica que assustou o continente nos últimos anos. Ao menos é isso que indica um estudo feito pela Repucom sobre a Premier League. Os clubes que disputam a principal competição de futebol da Inglaterra registraram neste ano uma alta de 32% no faturamento com patrocínios de uniforme.
A soma das camisas da Premier League atingiu 117,3 milhões de libras (R$ 361,1 milhões). Isso dá uma média próxima de seis milhões de libras (R$ 18,47 milhões) anuais para cada equipe.
O valor é muito superior às médias das outras grandes ligas de futebol da Europa. Na Espanha, cada clube ganha 3,4 milhões de libras (R$ 10,47 milhões) anuais com o uniforme. O valor cai para 2,7 milhões de libras (R$ 8,31 milhões) na Itália, 2,6 milhões de libras (R$ 8,01 milhões) na Alemanha e 1,4 milhão de libras (R$ 4,31 milhões) na França.
Segundo a Repucom, a liderança da Premier League a ascensão recente do faturamento dos ingleses devem-se basicamente à disputa de mercado. Com mais marcas em busca de espaço na competição, os preços foram inflacionados.
O estudo cita como exemplo o mercado de material esportivo. Marcas como a Under Armour, fornecedora do Tottenham, e a Warrior, parceira do Liverpool, entraram recentemente na Premier League.
“A Premier League tem um alcance global, e isso faz com que ela seja atraente para todas as marcas. Os contratos de fornecimento de material esportivo têm sido uma fonte de receita cada vez mais relevante para os clubes”, disse Andrew Walsh, presidente da Repucom, em comunicado oficial sobre os resultados da pesquisa.