Corinthians e Palmeiras foram os dois grandes vencedores da temporada 2015 do futebol brasileiro. E a rivalidade dos clubes paulistas não foi posta em prova dentro de campo, com poucas exceções, mas sim nos bastidores, com público no estádio e programas de sócios-torcedores.
Os dois clubes foram, com muita sobra, os que mais ganharam sócios-torcedores durante o ano. Segundo o Movimento por um Futebol Melhor, foram 71 mil novos membros para o Fiel Torcedor e 62 mil para o Avanti. Em comparação, o terceiro time que mais ganhou sócios em 2015 foi o São Paulo, com quase 20 mil a menos que o Palmeiras.
Esse alto crescimento foi fundamental para que ambos se aproximassem do Internacional no ranking do Movimento por um Futebol Melhor e se consolidassem como segundo e terceiro maior clube no Brasil em número de sócios.
O Movimento, por sinal, celebrou os números apresentados pelos dois melhores times no país neste ano. “Isso não é apenas uma coincidência. Mostra que o sócio-torcedor está diretamente relacionado com o sucesso dos times dentro de campo”, afirmou Sandro Leite, gerente de marketing da Ambev, fundadora do projeto.
Para os três lados, Movimento, Corinthians e Palmeiras, 2015 foi um ano de consolidação. Se para o Futebol Melhor foram alcançados mais de 1 milhão de associados e descontos de R$ 70 milhões, para os dois times a temporada serviu para encher seus novos e modernos estádios. Os dois clubes tiveram as duas melhores médias de público da temporada do futebol brasileiro, com cerca de 30 mil pessoas cada um.