Após dois anos de parceria, a marca de bebidas energéticas Carabao rompeu o contrato de patrocínio com o Flamengo. A informação foi divulgada pelo site “Globoesporte.com”. Segundo a publicação, a empresa assinou um parcelamento de dívida com o clube entre R$ 5 milhões e R$ 6 milhões.
No fim de 2017, o acordo já teve que sofrer alteração. Pelo contrato inicial, a Carabao ficaria na manga no primeiro ano e, em 2018, assumiria o espaço máster do uniforme. Os valores eram de R$ 190 milhões por cinco anos de parceria.
No entanto, com vendas baixas e dificuldades no mercado brasileiro, a empresa tailandesa teve que mudar o contrato. A Carabao se manteve então nas mangas da camisa do Flamengo, com um acordo financeiro mais baixo.
Pelo novo contrato, a companhia pagaria R$ 10 milhões em 2018 e subiria os valores nos próximos anos. Sem conseguir arcar com os custos do patrocínio na temporada deste ano, a Carabao encerrou prematuramente a parceria.
A empresa tailandesa foi apresentada em janeiro de 2017, em evento com festa para o Flamengo. O presidente da época, Eduardo Bandeira de Mello, chegou a falar que a parceria duraria “muito mais do que seis anos”. Mas, já no primeiro acordo, havia a cláusula de que a companhia poderia encerrar o contrato caso não chegasse a um número mínimo de venda de produtos no mercado brasileiro.
O problema da Carabao foi a distribuição. Sem um sistema consolidado como a de outras marcas no Brasil, a empresa conviveu com a ruptura nas gôndolas, o que tornava a exposição no Flamengo pouco útil. As latas da companhia tiveram dificuldades de chegar aos consumidores, especialmente fora do Rio de Janeiro.