O carro do piloto brasileiro Helio Castroneves voltará a ter, no próximo domingo, a cor original. Depois de ter passado por quatro visuais diferentes durante a atual temporada da Fórmula Indy, o bólido retomará o padrão tradicional da escuderia Penske.
O visual com preto, prata e vermelho da Penske, que será usado em Milwaukee, não era visto desde a primeira etapa da temporada. Depois, o carro de Castroneves já foi predominantemente vermelho, azul e vermelho e amarelo.
A oscilação deve-se ao modelo de patrocínios da Penske. Em vez de dividir os espaços comerciais do carro entre várias marcas durante todas as corridas, o time prefere usar um número menor de parceiros, dar ênfase a eles e não oferecer a todos a temporada completa.
Com isso, as empresas podem fazer investimentos mais condizentes com o mercado em que elas estão interessadas. O carro de Castroneves, por exemplo, teve design predominantemente vermelho na etapa do Brasil. Na corrida disputada em São Paulo, ele teve como principal patrocinadora a cerveja Itaipava, cujo grande foco é o mercado nacional.
O carro de Castroneves também teve como principais patrocinadores a Shell (vermelho e amarelo, nas 500 Milhas de Indianápolis) e a AAA (azul, quatro etapas da atual temporada).
“Essa din”mica é ótima. Ela permite que nós façamos uma série de ações durante o ano, sempre alinhada aos planos de cada patrocinador”, disse Castroneves.