A Fiba (Federação Internacional de Basquete) retirou a suspensão que havia sido imposta à CBB (Confederação Brasileira de Basquete) por conta de problemas na gestão do antigo presidente, Carlos Nunes, que deixou a entidade com dívidas superiores a R$ 17 milhões, segundo o balanço de 2015.
A informação do fim da suspensão foi divulgada no site da CBB, mas retirada minutos depois. À tarde, voltou ao ar. A Fiba ainda não confirmou oficialmente a notícia em seu site.
Caso o fim da suspensão seja confirmado, a seleção brasileira poderá participar da Copa América feminina, em agosto, que dá três vagas para o Mundial da Espanha 2018.
Já a Copa América masculina será em três países (Argentina, Uruguai e Colômbia), no mesmo mês, mas pela primeira vez não servirá de classificatório para o Mundial da China 2019. A Fiba implantou eliminatórias, similares às da Fifa, com duração de dois anos.
Neste ano, por conta da punição imposta ao basquete nacional, os clubes brasileiros não puderam jogar a Liga das Américas.