A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou oficialmente a companhia aérea GOL como a sua mais nova patrocinadora. O acordo foi fechado no início do ano, mas só foi confirmado pela entidade momentos antes da convocação de Luiz Felipe Scolari para a disputa da Copa das Confederações. O contrato terá duração de quatro anos.
“É com muito prazer que estou anunciando a parceria. O nome da nova parceira já diz tudo. O gol é o grande momento do esporte e isso é motivo de satisfação”, disse José Maria Marin, presidente da CBF.
O diretor comercial da empresa aérea, Eduardo Bernardes, afirmou o contrato foi negociado diretamente com a CBF. Segundo ele, existe a possibilidade de a GOL acertar um acordo para realizar os transportes das Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro. “Seria outro contrato. O que foi anunciado agora é apenas da seleção brasileira”, disse o dirigente.
No início de abril, a Máquina do Esporte já havia noticiado a GOL fretou um avião para a equipe nacional viajar até Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, onde o Brasil disputou um amistoso contra a seleção local.
A GOL ocupa a cota que era preenchida pela TAM, que rompeu com seleção no fim de outubro do ano passado. A antiga patrocinadora da CBF mantinha um contrato vigente desde 2007 e desembolsava R$ 13 milhões anuais nos cofres da entidade.
A seleção brasileira tem uma longa lista de patrocinadores. Entre eles estão: Nike, Itaú, Vivo, Guaraná Antártica, Seara, Nestlé, Extra, Gillette, Volkswagen e MasterCard.
Segundo o balanço financeiro de 2011 da CBF, a entidade obteve R$ 300,6 milhões de receita bruta, dos quais R$ 219,2 milhões (73%) eram de contratos de patrocínio. A Nike, que desembolsa R$ 59,4 milhões, é a apoiadora que paga mais.