O fim dos canais Esporte Interativo na TV paga levou a um impasse para as transmissões de duas competições: a Série C do Campeonato Brasileiro e o Brasileiro de Aspirantes. Os dois torneios, que eram exibidos com exclusividade nos canais do Grupo Turner, passarão a ser transmitidos pela CBF TV, mas o Esporte Interativo continua, de certa forma, envolvido com as transmissões.
Como forma de compensar o encerramento do canal, a Turner tem bancado toda a produção dos eventos, que por sua vez são transmitidos ao vivo pela CBF em seu site e, também, por meio de suas redes sociais (Facebook e YouTube). A decisão foi a forma encontrada para não deixar o torcedor órfão na reta final da Série C.
“A decisão de tirar do ar os canais fez com que a gente não continuasse com a transmissão da Série C e do Aspirantes. Em respeito ao torcedor, fizemos um acordo com a CBF e continuamos a produzir esses jogos, que podem ser vistos no site da CBF e nos canais sociais da CBF”, afirmou Fábio Medeiros, head de esportes da Turner, em entrevista exclusiva para a Máquina do Esporte.
A decisão acabou sendo a única solução de curto prazo para o impasse. Apesar de os canais ainda estarem no ar por questões legais, a programação atualmente se resume a praticamente reprises.
Nesta semana, os canais TNT e Space já começaram a transmissão da Liga dos Campeões da Uefa, única competição que será exibida pela Turner neste ano dentre aquelas que o Esporte Interativo tinha direito. No ano que vem, os jogos da Série A do Brasileiro também estarão nos canais.
Para as próximas semanas, outra novidade deve ser anunciada em respeito a outra competição que era exclusividade do Esporte Interativo na TV paga. A Copa do Nordeste, torneio que acontecerá em 2019, deverá ter os direitos de transmissão repassados para algum outro canal de TV por assinatura. Medeiros tem tratado diretamente com os dirigentes da competição para chegar a uma solução.
“Queremos ter certeza que o desfecho da Copa do Nordeste seja ótimo para a Copa do Nordeste. O SBT ainda tem contrato, então é uma coisa legal, que dá uma segurança de ter a TV aberta para o ano que vem”, contou o executivo.
Uma das estratégias do EI para conquistar o torcedor foi exatamente abraçar as competições que não eram cobiçadas pelos canais “tradicionais” de TV por assinatura. A empresa foi quem mais deu visibilidade à Copa do Nordeste. Agora, ela busca aplacar o sofrimento do torcedor apreensivo com o futuro sem a emissora.