A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nesta quinta-feira (1º) que, a partir de 2013, o calendário do futebol brasileiro irá mudar. A Copa Kia do Brasil será disputada até o segundo semestre – e não mais até o fim do primeiro, como funciona hoje -, e os clubes que disputam a Copa Santander Libertadores passarão a jogá-la.
A alteração não será efetuada já para a próxima temporada, em 2012, em função do Estatuto do Torcedor. A Copa do Brasil, além da extensão em tempo de disputa, passará a ser composta por 86 clubes, em vez de 64.
Para evitar que haja conflito entre jogos da Libertadores e da Copa do Brasil, aqueles que participam do torneio continental serão inseridos na tabela do campeonato nacional apenas na quarta fase, isso caso haja seis brasileiros disputando a Libertadores. Em caso de haver apenas cinco, o mais bem colocado do ranking da CBF que já tiver sido eliminado volta à competição.
A Copa do Nordeste também voltará a ter a chancela da CBF, outro anúncio feito por Ricardo Teixeira na entrevista coletiva realizada nesta quinta. O torneio será realizado no início do ano, em 12 datas, e terá a participação dos principais clubes da região.
Os participantes da Copa do Nordeste serão definidos pelos Campeonatos Estaduais, a serem organizados em duas partes.